Nenhuma outra decisão que você tomar no curso de sua vida pode afetá-lo tão profunda e irrevogavelmente
     
índice
  Com quem casar?  
   
 

Um sábio disse certa vez que a pergunta mais difícil de responder é aquela que tem uma resposta fácil.

Um resposta fácil é o tipo de resposta mais difícil de aceitar. Uma resposta simples parece um insulto à nossa inteligência, fazendo pouco caso de nosso dilema. Porém freqüentemente a questão mais profunda ou o problema mais premente tem uma solução simples.

Com quem você deve se casar? A menos que você seja o chefe de estado de uma superpotência numa época de crise global, nenhuma outra decisão que tomar em sua vida o afetará tão profunda e irrevogavelmente, para o melhor e para o pior, como esta. E nenhuma outra decisão será feita em circunstâncias tão estressantes, e num estado de espírito tão subjetivo como esta.

O que a Torá, que o judeu considera o "plano para a Criação" de D'us e seu próprio guia de orientação para a vida, diz para procurar na pessoa que você está pensando em aceitar como seu parceiro na vida? Algo terrivelmente simples.

O primeiro casamento sobre o qual lemos na Torá é o de Adam (Adão) e Chava (Eva). O deles, é claro, foi o supremo casamento "sob medida": o próprio D'us criou a noiva e apresentou-a ao noivo. Quando Adam disse à Chava: "Você é a única mulher do mundo para mim," ela sabia que ele estava dizendo a verdade. Aqui há uma mensagem sobre como considerar seu cônjuge depois que você está casado, mas não muita orientação sobre como selecionar um marido ou uma mulher.

O próximo casamento descrito na Torá aconteceu dois mil anos depois - o de Yitschac e Rivca. Nesta época, já havia maior possibilidade de escolha - uma noiva tinha que ser escolhida para Yitschac. Avraham decidiu não mandar o próprio filho fazer a escolha, mas sim seu servo de confiança, Eliezer.

Eliezer carregou dez dos camelos de seu amo com mercadorias e presentes (um dote generoso não atrapalha um casamento) e viajou até a velha cidade natal de Avraham, Charan (boas conexões familiares também não fazem mal algum). Então ele rezou (isso sempre ajuda). Em seguida, colocou seu plano em ação.

Esperou perto do poço da aldeia. Anoitecia, e as jovens da aldeia vieram retirar água. Seu plano era este: pediria a uma donzela que lhe desse água de sua jarra. Se ela dissesse: "Pegue sua própria água, moço" - então esqueça. Se ela dissesse: "por favor, sirva-se até ficar satisfeito" - já está melhor, mas não é bem o que você está procurando. Se, porém, ela responder: "Beba, meu senhor, e darei de beber também aos camelos" (era assim que as pessoas falavam nos tempos bíblicos) - é a moça certa.

Milhares de comentários já foram escritos sobre a história de Rivca à beira do poço. Muitas conclusões profundas têm sido compiladas dos 67 versículos da Torá relatando a missão de Eliezer. Mas de todas elas, existe uma que brilha e se destaca como uma pedra preciosa: case-se com alguém de bom coração.

 
top