índice
  Carta de uma mãe
   
 

A tragédia ocorrida no domingo, dia 10 de Janeiro, abalou a cidade do México, o mundo empresarial e comunidades judaicas no mundo todo com a notícia da morte do empresário Moisés Saba Masri (46 anos) e membros de sua família.

O mau tempo foi apontado como a causa da queda do helicóptero que saiu da cidade vizinha de Toluca. No acidente faleceram, além do empresário, sua esposa, Adela Tuachi, seu filho Alberto com sua esposa Judith e o piloto.

A família Saba possui negócios em diversas áreas. As empresas comandadas por Moisés Saba Masri vão das indústrias farmacêutica e têxtil às telecomunicações. Era conhecido por ser um grande doador dando tsedacá ajudando diversdas entidades beneficentes.

Sua mãe encontrou forças para enviar a seguinte carta, publicada em Notícas da Rua Judaica, do jornalista Osias Wurman que segue: uma mensagem de força e esperança dirigida a toda a comunidade judaica.

Por Victoria Masri de Saba
Neste momento, quando a dor é tão intensa e o sofrimento tão agudo, e quando as palavras de consolo não são suficientes, e as lágrimas não param de cair, gostaria de transmitir uma mensagem: O carinho que recebi de todos vocês me fez sentir que minha tragédia e de minha família não é uma tragédia pessoal, e sim uma tragédia de todos. E por isso, antes que nossos corações voltem a se fechar e a endurecer, quero expressar o que estou sentindo. Esta é uma grande oportunidade! Não vamos deixar que passe. Esta tragédia nos afetou, a todos nós. Estamos mais unidos, uns aos outros, e muito nos fez pensar.

Vamos utilizar este momento para refletir. Vamos analisar nossos caminhos, se estes são bons, se nossas aspirações são as corretas, se nossas ações nos levam para o bem, se nossa fala e língua estão em nosso controle, se nossos pensamentos são puros. Por um acaso não estamos vivendo em um mundo contaminado? Cheio de inveja, ódio, rancor e orgulho? Vamos recordar hoje, que a condição humana é o maior valor que nos dá a vida, e como tal, sejamos mais humanos.

A vida não pode seguir igual. Devemos mudar, mudar para melhor. Devemos nos conectar com nossa essência, nossos valores, nossa missão, nosso Criador. Hoje sabemos que a vida terrena não é eterna, que em um pequeno instante tudo termina. Antes de tudo, começemos a viver. Vamos tomar hoje uma decisão. Vou começar a viver! Vou ser uma pessoa melhor do que fui ontem. Começamos por algo pequeno, como dizem nossos sábios " Uma mitsvá leva a outra", e assim, uma pequena boa ação vai nos levar a uma outra, e a uma outra, como uma bola de neve, que cresce, transformando nossa vida em uma vida repleta de sentido.

Quando abrir os olhos de manhã, vamos recitar: "Mode Ani", uma reza onde agradecemos à D’us por poder acordar com saúde para mais um dia, um agradecimento por uma nova oportunidade de viver. Começar o dia agradecendo e expressando o bem que recebemos, buscando alguém para ajudar, tanto com uma tsedaca (caridade), como um pequeno sorriso ou um conselho.

Se ainda não acende velas de Shabat, comece nesta sexta-Feira. Se não sabe o prazer que é dar caridade, começe hoje. Enriqueça sua alma participando de alguma aula de Torá semanal, participando de algum trabalho voluntário ou em alguma organização beneficiente. Tratemos hoje de sermos mais honestos, não mentir, não julgar os outros para mal, e não usar nossas línguas para falar dos outros. Sejamos mais sinceros. Vamos começar com algo pequeno, mesmo que seja bem pequeno, mas que seja positivo, Vamos mostrar à D’us que sim queremos nos conectar, que este é nosso objetivo.

Este acidente foi um decreto duro que não podemos explicar. Pessoas boas, de bom coração e amor ao próximo. Pessoas que cumpriam Shabat, cumpriam Torá e mitsvot. Mesmo assim, D’us, aceitamos com amor, e por favor, que não aconteça isso com mais ninguém, nunca mais.

Espero que D’us nos tire este decreto, porque não desejo isso para ninguém, nem um por cento do sofrimento que estamos vivendo. Mas devemos saber como reagir e começar algo. Algo pequeno. Hoje! Peço que minhas palavras não entrem por um lado e saiam do outro. Não se levante de sua cadeira antes de aceitar um novo passo, um pequeno passo para melhorar.

       
top