índice
  A Bicicleta
  Por Aron Moss
 

Por que não me sinto mais inspirado?

Pergunta:

Estou passando por um grande declínio em minha motivação espiritual. Comecei a me interessar pelas coisas judaicas há um ano, mas agora simplesmente não tenho mais a paixão para isso. Rosh Hashaná está chegando – o ano passado eu estava todo inspirado, este ano não sinto qualquer vontade de comparecer aos serviços. Existe algo que eu possa fazer para reviver meu entusiasmo?

Resposta:
Você se lembra como aprendeu a andar de bicicleta? Sua primeira bicicleta foi adaptada com rodinhas para treinamento nos dois lados, para impedir que você caísse. As rodinhas permitiam que você sentisse que estava conduzindo a bicicleta e adquirisse confiança. Você se sentia muito bem, correndo sem cair.

Então, logo que começou a sentir-se confiante, seus pais retiraram os rodinhas e o mandaram subir na bicicleta e pedalar. E lá foi você, pedalando durante meio segundo até perder o equilíbrio e cair com tudo. “Como é possível pedalar sem as rodinhas?” você pensou. Porém seus pais insistiram e você tentou de novo, e caiu mais uma vez.

Sua frustração aumentou, e você esteve a ponto de desistir. Para começar, você deve ter se perguntado por que seus pais tiraram as rodinhas. Mas se eles não o fizessem, você jamais aprenderia a andar de bicicleta. É mais difícil pedalar sem as rodinhas, mas somente assim é você mesmo que está dirigindo a bicicleta, usando sua habilidade em vez de depender de ajuda externa. Talvez você caia algumas vezes, mas quando tenta pedalar de novo, acaba adquirindo equilíbrio e a bicicleta vai em frente.

Quando a pessoa entra em contato com seu Judaísmo pela primeira vez, há uma empolgação e um entusiasmo diferentes de qualquer outra coisa no mundo. Esta inspiração inicial é uma pequena ajuda por parte de D’us: são as rodinhas de treinamento espiritual que nos ajudam a começar nossa jornada. Porém quando as tiramos, quando avançamos pelo caminho espiritual e estamos prontos para ir mais longe, as rodinhas de treino são retiradas e temos de seguir por nossa conta. A inspiração desaparece, a motivação se esvai, e nos desequilibramos.
Este é o verdadeiro teste.

Quando a empolgação diminui, alguns caem fora da vida espiritual. Eles acham que a diversão acabou, este lance espiritual não é para mim, e então partem para outra. Se fizermos isso, então perdemos a chance de atingir o próximo nível; conectar com nossa alma através dos próprios esforços. Exatamente no momento em que a inspiração diminui, é que começa o verdadeiro trabalho da alma. Em vez de ser levado pela inspiração Divinamente criada, temos de olhar para dentro e começar a pedalar com uma inspiração criada por nós mesmos. O caminho espiritual precisa se tornar nosso, algo pelo qual trabalhamos e adquirimos.

Cairemos outra vez, porém cada queda traz uma chance de levar as coisas até o próximo nível. Continue pedalando, inspirado ou não, e avançará cada vez mais na jornada de sua alma.
Está se sentindo sem inspiração? Suas rodinhas já foram tiradas. Você não precisa mais delas. Apenas saia pedalando.

       
top