Carta do Rebe – 12 de Marcheshvan, 5722 (1961)
  Não à Assimilação
índice
   
 

O perigo da assimilação


Portanto, é dever de todo judeu consciente e consciencioso fazer o possível para deter a onda de assimilação, e trata-se realmente de uma questão de salvar uma vida.

... Creio que durante nossa conversa tocamos no assunto que, como a Torá sempre foi chamada Torat Chayim, a Lei da Vida, e tem sido sempre a fonte de nossa vida e existência, bem como o guia para nossa vida diária, muito mais o é nos tempos atuais.

O perigo para a vida judaica e a existência nos países livres, especialmente nos Estados Unidos, não é da exterminação física, D'us não o permita, por um outro Hitler ou Eichman, mas sim um perigo não menos destrutivo, o risco da assimilação.

Exatamente porque não há antagonismo externo e discriminação contra os judeus, especialmente nas classes média e baixa (embora na classe alta, a tendência para a assimilação seja reprimida pelo preconceito), o perigo da assimilação de massa é bastante real.

Além disso, fatores como a educação compulsória e social e as pressões econômicas de conformidade, etc., associadas à grande ignorância sobre os valores judaicos, aumenta bastante o perigo da assimilação de uma geração para a seguinte. Se for permitido que continue sem contenção, quem sabe aonde isso poderá levar.

Portanto, é dever de todo judeu consciente e consciencioso fazer o possível para deter a onda de assimilação, e trata-se realmente de uma questão de salvar uma vida.

É evidente que tal esforço não deveria ser limitado ao adulto e às gerações mais velhas, mas principalmente no que diz respeito aos jovens, em especial os muito jovens. Desnecessário dizer, a pessoa sobre quem a Divina Providência concedeu a capacidade especial para influenciar, por uma questão de dever deve usar esta capacidade na direção delineada.


Quando uma casa está se incendiando, não há tempo para estudar as leis da combustão e os métodos para apagar o fogo, mas tudo deve ser feito para extingui-lo antes que a casa seja destruída, com possíveis perdas de vidas.

Essa não é a ocasião para estender-se em pesquisa teórica sobre todos os aspectos da situação, e adiar a ação dependendo dos resultados da pesquisa. Pois, quando uma casa está se incendiando, não há tempo para estudar as leis da combustão e os métodos para apagar o fogo, mas tudo deve ser feito para extingui-lo antes que a casa seja destruída, com possíveis perdas de vidas.

... Similarmente, você tem a capacidade de expandir sua influência, além de sua proximidade imediata em casa, até a comunidade em geral. Isso você pode fazer de maneira direta e, talvez ainda mais, de modo indireto, elevando os padrões de sua vida religiosa e espiritual.


   
top