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Existem muitas limitações
e barreiras na vida. Algumas são muito importantes para uma existência
sadia e são estabelecidas e promovidas pela Torá. Outras
limitações são mais ambíguas e a própria
Torá dirá que elas devem ser vencidas pelo bem de ideais
mais elevados.
Nossa Parashá também nos conta sobre a travessia de barreiras.
Pinchas, o neto de Aharon, provê o paradigma de uma pessoa zelosa.
A palavra “zeloso” vem de “zelo”, entusiasmo excessivo.
No final da Parashá da semana passada, Moshê e Aharon foram
confrontados com uma situação em que eles se sentiram impotentes.
De uma forma muito pública, um líder judeu, o príncipe
de uma das doze tribos, estava expondo todo o conceito de identidade judaica
ao se relacionar publicamente com uma mulher midianita. Moshê chorava.
Seria este o fim do Povo Judeu?
Pinchas avançou com uma lança e aparentemente tomou a lei
em suas próprias mãos. Nós o vemos aparentemente
quebrando as regras judaicas da busca por evidências e do julgamento
cuidadoso. Mesmo assim no início de nossa Parashá, ele é
elogiado por D'us por seu ato.
Os Sábios discutem este evento e apresentam um quadro ligeiramente
diferente. É verdade que Pinchas cruzou limites. Entretanto, ele
permaneceu dentro da lei da Torá. No pensamento judaico, existem
certos cursos de ação que são descritos como dentro
dos limites da lei, mas os quais, mesmo assim, não podem ser sugeridos
pela corte legal (“É de fato a lei, mas nós não
a damos como uma instrução”)1. O ato de Pinchas estava
nesta categoria. Era uma situação desesperadora que requeria
um remédio desesperado, e Pinchas fez a coisa certa e é
recompensado por D'us de uma forma extraordinária.
O que isto nos ensina sobre nossas próprias vidas? O Lubavitcher
Rebe, de abençoada memoria, sugere a transferência deste
tema de atravessar barreiras para o mundo do positivo, como expressão
do ideal de Ahavat Yisrael, amar a outro judeu como a ti mesmo.
Existe a estrutura normal, ideal, da vida judaica: uma comunidade próxima
e calorosa; um círculo familiar íntimo; uma vida imersa
em atividades tipicamente judaicas. Este é o objetivo do marido
e da esposa comprometidos, observantes e instruídos na comunidade
judaica.
O Rebe sugere seguir o exemplo de Pinchas: manter-se dentro da lei da
Torá, mas romper alguns aspectos desta estrutura, porque um judeu,
de alguma forma, tem necessidades. Convide uma pessoa para a sua mesa
de Shabat, talvez alguém que nunca tenha vivenciado isto antes.
Passe algum tempo com esta pessoa, ajudando-o ou a ela a sentir- se aceito(a),
em vez de executar seus deveres judaicos convencionais de uma forma automatizada.
Desta forma você quebra barreiras, por causa do seu amor.
NOTAS
1. Ver Talmud Eruvin 7a e Betza 28b; comentário
de Rashi sobre Bamidbar 25:6-7. |