índice
  Em que os agnósticos acreditam?
  Por Tzvi Freeman
 

Vamos começar com essa idéia de que você é agnóstico. Este é um termo cunhado por Thomas Huxley em meados do Século XIX. É a "doutrina que os seres humanos não podem saber da existência de nada além dos fenômenos da sua experiência."

Bertrand Russel escreveu uma espécie de manifesto do agnóstico usando essas palavras: Que o homem é o produto de causas que não tinham previsão do fim que estavam atingindo; que sua origem, seu crescimento, suas esperanças e temores, seus amores e suas crenças, nada mais são que o resultado de colocações acidentais de átomos; que nenhum fogo, heroísmo, intensidade de raciocínio e sentimento pode preservar a vida de um indivíduo além do túmulo; que todos os trabalhos das eras, toda a devoção, toda a inspiração, todo o brilho do gênio humano, estão destinados à extinção na vasta morte do sistema solar, e que o templo das realizações do homem deve inevitavelmente ser enterrado por baixo dos escombros do universo em ruínas – todas essas coisas, se não além de disputa, são tão certas, que nenhuma filosofia que as rejeita pode ter esperança de permanecer. Somente dentro do cadafalso dessas verdades, somente sobre o firme alicerce do desespero obstinado a habitação da alma pode ser construída com segurança.

É nessa realidade que você acredita?

Garanto que o próprio Russel jamais acreditou nela – porque ele foi um campeão pelos direitos humanos e ética até seu último dia de vida. Nenhum ser humano poderia realmente acreditar nisso e continuar a respirar sequer por um momento.

Nós somos, todos nós, criaturas de esperança. Vivemos, trabalhamos, casamos e temos filhos porque todos acreditamos que existe um propósito – mesmo aqueles de nós que negam abertamente esta crença.

Como disse o Rebe a alguém que se auto-proclamava ateu: "Todos acreditamos em D'us. É apenas uma questão de definição."

Você precisa chegar a um entendimento mais profundo sobre em que exatamente não acredita. E mais importante: no que acredita. Não através de filosofia ou introspecção, mas simplesmente examinando o tipo de vida rumo ao qual você está se dirigindo e determinando as implicações deste tipo de vida.

Por que você ama sua esposa? Por que está tão preocupado sobre a identidade de seus filhos? Por que tem esta convicção de que há mais significado na vida que ganhar mais dinheiro e comprar uma casa maior?

Muito mais que qualquer curso de estudo ou busca espiritual, isso lhe dirá quem você é e em que realmente acredita. E creio que você vai descobrir que em seu coração acredita em tudo aquilo que todo judeu inerentemente sabe e acredita: que D'us está em você, não importa onde você esteja.

       
top