índice
  Quando isso aconteceu?
   
 

Em pé perto da porta da frente de sua casa, você escuta alguém exclamar em surpresa: "estas árvores floresceram durante a noite, Tenho certeza de que estas flores não estavam aqui ontem."
Você se pergunta: "Hmmm, as flores estavam ali ontem? Não podem ter aparecido da noite para o dia. Talvez eu não as tenha visto!"

Da próxima vez, é você quem se pergunta como apareceu aquela casa no terreno da esquina, vazio durante anos. Ela parece ter surgido do nada. Ora, você passa por ali diariamente e nunca a tinha visto antes.

Ao passar pelos corredores do supermercado com sua lista de compras na mão, você pára em frente do café. "Quando o café ficou tão caro" – você pensa. Talvez você compre café tão raramente que nem notou a subida dos preços.

Anoitece lentamente, embora de repente você perceba que não há mais luz lá fora. A luz passa pelas frestas de sua janela, o dia amanhece. Mas a escuridão não estava envolvendo o mundo apenas há alguns instantes?

Daqui a instantes nós judeus estaremos todos chorando, de Jerusalém ao Japão, da Austrália à Índia, em todos os cantos do planeta, a destruição do Templo Sagrado nesta data de Tishá Be Av. E no próximo instante, logo no dia seguinte, levantaremos de nossos acentos dando continuidade a nossa vida.

Este fenômeno é comum a muitas experiências da vida; embora ocorrendo em horas, semanas, meses ou mesmo no decorrer de anos, eles parecem manifestar-se de repente em sua plenitude perante nossos próprios olhos.

A imagem visual e verbal que muitos têm sobre esta data nos arremessa para outra esfera: a da Era Messiânica, somos levados repentinamente do anoitecer ao "alvorecer" de uma nova era, um mundo melhor, um mundo perfeito. Não é para menos que o nascer do sol parece ser uma ilustração adequada deste conceito.

Muitas fontes judaicas discutem como a Era Messiânica se materializará: Mashiach virá montado num jumento ou em nuvens de glória; D’us promete que a Redenção do povo judeu e do mundo todo virá "a seu tempo", mas que Ele "a apressará". O Talmud nos diz que se virmos determinado comportamento e atitudes invadindo a sociedade (o que já ocorre atualmente), devemos "escutar os passos de Mashiach". O Rebe declarou que o tempo da Redenção já chegou, se abrirmos os olhos poderemos ver que a mesa está literalmente arrumada para o banquete messiânico; tudo que precisamos é saudar Mashiach. Agora, temos de passar pelo portal e entrar na verdadeira Redenção.

Isso parece ser contraditório entre as fontes, mesmo dentro de uma fonte específica, porque o movimento rumo à Redenção não é necessariamente percebido. Mas está acontecendo.
Desde a criação do mundo há cerca de 6.000 anos, quando o espírito de D’us pairou sobre as águas (e como explicam os comentários, o "espírito" é o de Mashiach) temos nos aproximado de Mashiach e da Redenção. O tempo para a Redenção, como declarou o Rebe, chegou. E o Rebe nos deixou a visão do alvorecer (não apenas o dia, mas o verdadeiro processo do alvorecer) da Redenção com uma clareza de percepção e visão que a maioria de nós não possui. O que podemos e devemos fazer é nos unirmos agora a esta nova era.

Podemos fazer isso incorporando em nossa vida, nesse exato momento, como estaremos naturalmente vivendo muito em breve: realizando atos adicionais de bondade e generosidade; estudando mais Torá; vivendo mais plenamente no modo de vida judaico; tentando ver a mão de D’us em toda parte. Certamente agindo desta forma estaremos muito mais próximos de perceber e viver definitivamente estas transformações.

       
top