Os Mistérios do Shaatnez  
índice
  Por Lorne Rozovsky
 

De todas as antigas leis e costumes dos judeus, uma das mais misteriosas é aquela que proíbe o shaatnez. A maioria dos judeus provavelmente jamais ouviu falar nisso. Alguns podem ter ouvido, mas não sabem do que se trata. Mesmo aqueles que são escrupulosos ao seguir as leis dietéticas casher, podem não se preocupar com shaatnez. A verdade é que ambas possuem igual importância nos 613 mandamentos da Torá.

O que é shaatnez?

Shaatnez é a proibição bíblica de vestir lã e linho juntos na mesma roupa. (Usar uma roupa de linho e outra de lã ao mesmo tempo é permitido). Esta proibição contra shaatnez é encontrada em Devarim 22:11 e Vayicrá 19:19. Uma combinação de quaisquer outros materiais não cria shaatnez.

A referência à lã menciona lã de carneiro ou ovelha. Não se refere a lã de camelo, mohair, angorá, cashmere, alpaca ou vicunha. A referência bíblica ao linho aplica-se somente a fibras da planta do linho, não a cânhamo ou juta. Porém, fibras reprocessadas também podem conter shaatnez.

A proibição também inclui qualquer combinação de lã e linho independentemente se os dois estão combinados em uma peça de roupa ou se são peças separadas de roupa dentro do mesmo conjunto de roupas. Até mesmo ternos que são 100% sintéticos podem conter shaatnez. A lei americana permite alguma margem de segurança na etiquetagem. Uma etiqueta que declara que uma roupa é 100% lã pode conter até 2% de outros materiais. Além disso, a etiqueta se refere ao tecido, não a quaisquer linhas ou materiais de acabamento e enfeites. Segundo especialistas nesta área,, o shaatnez é mais provável de ocorrer nas roupas europeias do que naquelas fabricadas nos Estados Unidos ou Canadá.

A proibição aplica-se não somente a ternos, casacos, vestidos e calças mas a qualquer tipo de vestuário, incluindo meias, pijamas, luvas e gravatas. Também é proibido usar uma roupa na qual uma parte ornamental como uma fita que não toca o corpo possui shaatnez. No entanto, é permitido experimentar uma roupa numa loja sem saber se tem ou não shaatnez. Se a etiqueta diz claramente que a roupa inclui lã e linho, então é proibido.

Por que uma lei como esta?

Não há explicação! A lei proibindo shaatnez se enquadra na categoria daquilo que é conhecido como um chok, uma lei que não pode ser explicada. Vários motivos têm sido sugeridos, no entanto. A explicação dada por Maimônides é que sacerdotes pagãos eram obrigados a usar roupas feitas de lã e linho. A proibição pode ter sido criada para separar os judeus das práticas pagãs. É interessante notar, porém, que a roupa dos sacerdotes no Templo estavam isentas da proibição, dando margem a uma explicação alternativa de que a proibição era designada para separar o sacerdócio da prática pública.

Outra explicação, mais elaborada, é a de que Abel levou lã como oferenda, ao passo que Caim levou linho. A mistura foi letal e Abel perdeu a vida.

Uma explicação mais esotérica é que tudo tem sua própria força espiritual. Ao misturar certos itens, essas forças ficam comprometidas e não podem desempenhar a tarefa que lhes foi designada.

Os Examinadores de Shaatnez Atuais
A partir de dois versículos da Torá, e acrescentando as complexidades da moderna fabricação de roupas, surgiu um serviço internacional para testar shaatnez.

Como as etiquetas das roupas podem não ser confiáveis, deve haver outra maneira de determinar se um artigo contém shaatnez ou não. A resposta é que uma amostra de roupa é testada num laboratório shaatnez. Os examinadores da amostra são treinados para tirar amostras apropriadas de uma roupa (sem danificá-la) e enviar as amostras ao laboratório. Ali, profissionais examinam a amostra sob um microscópio de baixa potência (aproximadamente 100 vezes), seja binocular ou monocular, e conseguem identificar as fibras.

Não há dúvida de que com o uso disseminado de tecidos sintéticos, o tema de shaatnez não seja tão importante como já foi para o observante tradicional. No entanto, o assunto ainda surge, especialmente porque muitas roupas são manufaturadas em várias partes do mundo e em alguns casos com partes de uma roupa sendo fabricadas num país e outras partes em outro. O resultado é que fica difícil para os consumidores conhecer tudo que existe numa roupa. Novos tecidos também estão sendo desenvolvidos e novas combinações de tecidos estão surgindo.

Considerando estes desenvolvimentos, os testadores de shaatnez têm uma rede informal pela qual notícias de alerta são enviadas à medida que novas criações são descobertas. Tudo isso faz parte de um sistema vibrante que tem sido desenvolvido ao redor desta antiga e misteriosa proibição.

 

 

 
   
top