índice
  Cinco Razões Para Dar Tsedacá
 
por Rabino Arieh Raichman, Beit Chabad de Manaus
 

1. É um mandamento positivo dar Tsedacá. Há várias citações na Torá onde está mitsvá é declarada (Deuteronômio 15: 7-8). Há também um mandamento negativo de não esconder os olhos para não dar tsedacá, como é dito: "Você não deve endurecer o seu coração, nem fechar sua mão" (Deut. 15: 710).

2. "Rabino Yochanan disse: Qual é o significado do verso (Devarim 14:22) “Asser Te'Asser”? Separe o dízimo, e assim se tornará rico.

3. Quando uma pessoa ouve a súplica do pobre e lhe dá tsedacá, Hashem o escuta também e lhe proporciona sustento. A pessoa deve sempre lembrar que quanto mais piedade tem pelos outros, mais D’us terá com ele. Por esta razão, a tsedacá tem o poder de eliminar qualquer mal decreto.

4. O ímpio Turnus Rufus perguntou: "Se teu D’us ama os pobres, por que Ele não lhes proporciona sustento?" Rabi Akiva respondeu-lhe: "Para que possamos ser salvos por intermédio deles da punição do Guehinom - purgatório (pelo mérito da tsedacá)."

5. Rabino Yitzchak declarou: "Quem dá mesmo uma pequena moeda a um homem pobre recebe seis bênçãos, mas quem fala com o pobre para tranquilizá-lo, é merecedor de onze bênçãos."

     
top