índice
  Pureza Familiar
  Um Spa Para a Alma
 

Há um edifício cuja construção tem precedência sobre uma sinagoga. Na verdade, uma sinagoga pode ser vendida para arrecadar fundos para este edifício.

É o micvê, uma piscina ritual construída segundo especificações exatas delineadas na Lei Judaica. A imersão num micvê efetua uma elevação de status. Suas águas têm o poder de transformar espiritualmente e produzir metamorfose.

A função básica do micvê atualmente é seu uso na observância das leis judaicas de “Pureza Familiar”. Após o seu ciclo menstrual, uma mulher imerge num micvê renovando-se espiritualmente e elevando seu relacionamento com o marido e com toda a família.

Os Fundamentos
Muitas usam este momento para uma comunicação pessoal com D’us. A partir do início da menstruação até sete dias após seu término, os casais não podem se engajar em qualquer contato físico nem sequer manifestações físicas de afeto.

Ao anoitecer do sétimo dia, a mulher visita o micvê. Os micvaot atuais se parecem com um spa moderno: vestiários e salas de banho luxuosas, artigos de beleza, toalhas limpas, chinelos descartáveis, um robe confortável e todos os outros itens essenciais. A beleza estética do local, aliada à renovação e elevação espiritual experimentada, explica por que o micvê é frequentado por muitas mulheres que não praticam outra forma de observância judaica formal.

Após um banho relaxante e completo, a mulher então entra nas águas puras e aquecidas do micvê. Após imergir, enquanto ainda está no micvê, ela recita uma bênção especial. Muitas utilizam este momento sagrado para uma prece pessoal e para uma comunicação com D’us. Após a imersão, o casal retoma as relações conjugais.

Alguns Detalhes
A mulher imerge pela primeira vez no micvê antes do casamento.

Para a mulher pós-menopausa, uma imersão final proporciona pureza para o resto da vida.

O micvê não é exigido durante a gravidez e amamentação, desde que não haja fluxo menstrual.

Mikvah.org tem mais informação, e um diretório mundial e viagens virtuais a micvaot ao redor do mundo. Veja também nossa seção de Pureza Familiar para mais informações.

O artigo acima é apenas uma exposição básica e não completa sobre este tema. Estudar com uma mulher bem versada neste assunto é uma forma de adquirir familiaridade com essa mitsvá. A esposa de seu rabino poderá lhe ensinar ou indicar alguém que possa lhe dar aulas pessoalmente.

 
 
       
top