índice
  Obediência, a Maior Virtude de Avraham
 
 

No final da Parashá Noach é relatado o nascimento de Avraham e seu casamento. Em Lech Lechá D’us ordena Avraham a abandonar sua terra aos 75 anos.

A fé de Avraham em D’us foi provada por meio de dez testes, entre eles alguns que ocorreram muito antes dessa idade. Uma cena conhecida é a de Avraham quebrando os ídolos de seu pai e colocando a “arma do crime” nas mãos do ídolo maior. Ao ser indagado por seu pai horrorizado sobre quem quebrou todos seus ídolos, ele aponta para o maior deles : “Foi ele!” E seu pai: “Impossível!” E Avraham, ainda pequeno, acrescenta: “Então por que rezam para ele?”

A Torá nos ensina que a grandeza de nosso patriarca, Avraham, não está no fato de ter sido sábio, inteligente, perspicaz ou corajoso mas sim de ter se tornado obediente às instruções de D’us.

A Torá documenta a ordem Divina: “Vai!” E ele foi sem pensar duas vezes mesmo sem saber por que e para onde. Depositou total confiança em D’us, Aquele que o orientaria em seu novo caminho.

A iniciativa própria de realizar ações positivas é elogiável, no entanto é mais importante obedecer D’us e colocar em prática Suas instruções (mandamentos). E foi esse o maior mérito de Avraham, o pai do monoteísmo: conduzido por sua incessante busca na lógica da criação do mundo e dos homens, acreditou não ser obra do acaso, mas sim de uma força, uma energia superior e infinita.

O Rebe de Lubavitch friza que Lech Lecha nos ensina algo profundo: Lech (vá) Lechá (para dentro de você) e lá você encontrará forças para superar (sair): Meartsechá (da tua terra - suas tendências naturais), Mimoladtechá (do lugar onde nasceste – dos hábitos adquiridos no teu meio ambiente) Umibeit Avicha (da casa do teu pai – da educação que recebeu em seu lar).

D’us transmitiu a mensagem a Avraham e a revelou para nós de que a natureza, o ambiente (hábitos) e a educação, quando são negativos, devem ser superados para elevar-se e atingir o objetivo: El haarets asher arêca (chegar a Terra – que D’us lhe mostrará). Para obedecê-Lo e seguí-Lo é necessário o auto-sacrifício de poder superar muitos preconceitos e pressões (internas e externas).

E esse é o objetivo de todo judeu: a capacidade de ligar-se a D’us acima de tudo. É dessa forma que temos sobrevivido. Com essa conexão constante interligando dois mundos, Aproximamo-nos do final da rota que nos leva à terra que D’us nos legou e onde visualizaremos fisicamente o Terceiro Beit Hamicdash em Yerushalaim, e onde a profecia se concretizará em breve.

     
top