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Conta o Midrash, que na hora
da outorga da Torá todas as montanhas se reuniram, e cada uma desejava
que sobre ela D’us concedesse a Torá. Cada uma contou sua
vantagem. Um monte, apenas, permaneceu silencioso, pois não possuía
nenhuma qualidade especial. E foi justamente aquele que
D’us escolheu para nele entregar a Torá a Seus filhos! Essa
colina foi o Monte Sinai.
É óbvio que D’us o escolheu por ser humilde e modesto,
e não ser orgulhoso como as demais montanhas. D’us quis nos
ensinar que apenas com modéstia e humildade é possível
cumprir as mitsvot da Torá.
Porém, à primeira vista, se D’us quis conceder a Torá
em um local baixo – para nos ensinar o atributo da humildade –
porque não o fez sobre uma planície ou um vale? Um monte
é uma elevação! Mas justamente essa combinação,
“monte” e “Sinai”, nos ensina como devemos cumprir
os mandamentos.
Por um lado temos o “monte” que simboliza altura, firmeza.
Por outro temos “Sinai” , que está ligado à
humildade, submissão. Há dois pré-requisitos para
o recebimento da Torá:
a) A altura e a firmeza de um monte É necessário
se orgulhar do cumprimento das mitsvot, e jamais se envergonhar das pessoas
que zombam. É preciso cumprir as mitsvot com firmeza, vencer os
obstáculos, pois sua fonte é Divina.
b) A auto-anulação e humildade do Sinai
Não devemos nos orgulhar de nossos próprios méritos,
pois apenas quem é humilde consegue aceitar, na íntegra,
as palavras da Torá. Conforme pronunciamos em nossas preces: “E
que minha alma seja como o pó para todos” – quando
minha alma é humilde como o pó, então: “abre
meu coração para a Tua Torá” – o coração
capta as palavras da Torá.
A firmeza e a humildade não são contraditórias. Devemos
nos orgulhar de ser judeus e cumprir as mitsvot com determinação
e sem qualquer constrangimento; ao mesmo tempo, devemos ser modestos e
humildes em relação a nossas qualidades, e cumprir todas
as mitsvot com submissão e aceitação da vontade Divina.
Como o Monte Sinai!
Baseado em Likutê Sichot, Vol. I, págs.
276-278.
Com permissão da Yeshivá Tomchei Tmimim Lubavitch, em Likrat
Shabat on line
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