Uma Lição de Humildade
índice
  Devar Malchut, as Palavras do Rebe
 

Conta o Midrash, que na hora da outorga da Torá todas as montanhas se reuniram, e cada uma desejava que sobre ela D’us concedesse a Torá. Cada uma contou sua vantagem. Um monte, apenas, permaneceu silencioso, pois não possuía nenhuma qualidade especial. E foi justamente aquele que
D’us escolheu para nele entregar a Torá a Seus filhos! Essa colina foi o Monte Sinai.
É óbvio que D’us o escolheu por ser humilde e modesto, e não ser orgulhoso como as demais montanhas. D’us quis nos ensinar que apenas com modéstia e humildade é possível cumprir as mitsvot da Torá.

Porém, à primeira vista, se D’us quis conceder a Torá em um local baixo – para nos ensinar o atributo da humildade – porque não o fez sobre uma planície ou um vale? Um monte é uma elevação! Mas justamente essa combinação, “monte” e “Sinai”, nos ensina como devemos cumprir os mandamentos.

Por um lado temos o “monte” que simboliza altura, firmeza. Por outro temos “Sinai” , que está ligado à humildade, submissão. Há dois pré-requisitos para o recebimento da Torá:

a) A altura e a firmeza de um monte É necessário se orgulhar do cumprimento das mitsvot, e jamais se envergonhar das pessoas que zombam. É preciso cumprir as mitsvot com firmeza, vencer os obstáculos, pois sua fonte é Divina.

b) A auto-anulação e humildade do Sinai Não devemos nos orgulhar de nossos próprios méritos, pois apenas quem é humilde consegue aceitar, na íntegra, as palavras da Torá. Conforme pronunciamos em nossas preces: “E que minha alma seja como o pó para todos” – quando minha alma é humilde como o pó, então: “abre meu coração para a Tua Torá” – o coração capta as palavras da Torá.

A firmeza e a humildade não são contraditórias. Devemos nos orgulhar de ser judeus e cumprir as mitsvot com determinação e sem qualquer constrangimento; ao mesmo tempo, devemos ser modestos e humildes em relação a nossas qualidades, e cumprir todas as mitsvot com submissão e aceitação da vontade Divina. Como o Monte Sinai!

Baseado em Likutê Sichot, Vol. I, págs. 276-278.
Com permissão da Yeshivá Tomchei Tmimim Lubavitch, em Likrat Shabat on line

 

 

 
   
top