índice
  Energia Criativa
 
 

D'us ordena a Avram que saia da sua terra, Ur Casdim, e da casa de seu pai, para Eretz Cnaan, e promete que fará dele um grande povo. Avram, sua mulher Sarai e seu sobrinho, Lot, seguem para lá. De lá, descem para o Egito devido à fome.

Durante a Guerra dos 4 Reis contra os 5, Lot, que tinha se separado de Avram, é preso e Avram o resgata, trazendo de volta suas possessões. D'us reitera a Avram sua promessa, apesar de ele ainda não ter tido filhos. Isto foi o "Brit bein habetarim", onde também é dito que sua descendência seria escravizada durante 400 anos no Egito, e depois redimida e trazida de volta para sua terra.

Sarai dá Hagar, sua serva, a Avram para este ter filhos, e nasce Ishmael. HaShem aparece a Avram quando ele tinha 99 anos, e muda seu nome para Avraham, e o de Sarai para Sarah, mais uma vez promete uma descendência numerosa a Avraham e ordena que ele e todos os seus descendentes façam a circuncisão. Finalmente, anuncia que Sarah terá um filho, e que seria por intermédio dele que as promessas se realizariam. Avraham faz circuncisão em si próprio e em Ishmael.

Mashiach para nos Redimir

Não existe nenhuma explicação para o atraso na chegada de Mashiach. Portanto, mesmo que haja falha no serviço a D’us de uma pessoa que esteja atrasando a Redenção, isso não diminui o fato de que, no todo, nosso serviço está completo e estamos prontos para a Redenção. Embora esses elementos particulares de cada um também deva ser completado, não invalida o serviço do povo judeu na sua totalidade. Pelo contrário, o fato de que, como um todo, estejamos preparados para a Redenção torna ainda mais fácil para cada um de nós completarmos nossos serviços individuais e fazê-los com alegria.

Lubavitcher Rebbe, 4 Marcheshvan, 5752-1991

     
top