índice
  A Circuncisão  
 
Em Tor@mail
 

Essa semana leremos uma história interessante: Yossef, o favorito dos filhos de Yaacov, era odiado por seus irmãos e aumentou esse ódio através da interpretação de dois sonhos ao dizer que todos iriam se curvar diante dele.

A Torá nos diz: "Seus irmãos o odiavam, mas seu pai aguardava para ver o que aconteceria."

Isto, à primeira vista, não faz sentido. Se seu pai viu como eles o odiavam, então por que não fez alguma coisa? O que ele estava "esperando"?

A Rússia comunista foi, juntamente com a Alemanha nazista, o pior lugar possível no mundo judaico. Depois da revolução de 1917, o 'Partido' começou a fechar sinagogas proibindo o aprendizado da Torá e, no início da década de 20, só os judeus mais velhos e os chassidim ousaram parecer 'judeu' em público. Só os comunistas de carteirinha poderiam conseguir emprego normal e quem fosse pego fazendo um ritual judaico, mesmo em particular, perderia qualquer posição de importância.

Em tais circunstâncias, ocorreu na cidade de Gomel em 1924, um julgamento registrado na história do tribunal.

Descobriram que a esposa de um alto funcionário comunista judeu, sem o seu conhecimento, teve seu bebê circuncidado - oito dias após seu nascimento. Ele então estava pedindo o divórcio no tribunal.

Os comunistas se asseguraram que esse processo fosse bem divulgado, pois desejavam mostrar a todos como a religião era ultrapassada. O tribunal estava transbordando de espectadores, em pé nas arquibancadas, salas e galerias que estavam repletas além de sua capacidade.

O juiz austeramente sentou-se em sua cadeira imponente atrás da mesa dando início à sessão.

O primeiro a testemunhar foi o marido.

"Eu cheguei em casa e encontrei o meu filho chorando. Quando fui mudar a fralda, vi que ele estava dolorido e sangrando." ‘Circuncidado’, disse minha esposa! Assim, sem mais nem menos. Fiquei surpreso, revoltado e irritado ao mesmo tempo. Então ela insistiu que não tinha nada a ver com isso! Mas eu não acredito nela, afinal de contas, não estava responsável pela guarda da criança? E, francamente, camarada juiz, como poderia continuar eu a viver ao lado de uma mulher que não aceita a nova ordem? Quero o divórcio!"

O juiz agradeceu, disse a ele para descer e chamou o réu, sua esposa. Ela estava de olhos vermelhos de tanto chorar e enquanto ela passava por seu marido, ele virou a cabeça em sinal de desgosto e desprezo. "Camarada juiz." Ela disse tentando sufocar as lágrimas, “sou inocente. Sou fiel ao partido e uma boa esposa, mas meu marido não me deixou chance para explicar. O que aconteceu foi assim. Alguns dias atrás tive que ir às compras no mercado. Eu não tinha quem ficasse com o bebê e como ele estava dormindo e eu não iria demorar, tranquei a porta e corri para logo poder retornar. Enfim, quando voltei para casa, quinze minutos mais tarde, talvez vinte, minha porta estava aberta e o bebê tinha ido embora! Embora!" Ela chorou incontrolavelmente durante alguns segundos, assoou o nariz com um lenço e continuou.

"Então eu corri pelas ruas perguntando a todos se tinham visto o meu filho. Cerca de meia hora depois avistei de longe os meus pais e sogros. Então eu corri para eles gritando e chorando, e o que vi? Eles estavam carregando o meu bebê! Disseram que tinham apenas levado ele para um passeio. Senti então um alívio e felicidade. Mas quando cheguei em casa vi o que tinha acontecido! Ele tinha sangue na fralda! Como é que meus próprios pais tinham mutilado o meu bebê! O meu bebê!" E ela começou a chorar e gemer tão alto que teve que ser escoltada para o banco das testemunhas.

Os avós tomaram a palavra. Os quatro estavam diante do juiz. Os homens ostentavam barbas brancas e usavam longos casacos pretos desgastados, enquanto as avós tinham os cabelos cobertos com grandes lenços amarrados em baixo do queixo. O juiz perguntou se eles tinham alguma coisa a declarar em sua defesa.

Uma das avós que falava russo melhor que os outros se adiantou e disse com um forte sotaque judaico, "Sua Excelência". O juiz logo a interrompeu dizendo autoritariamente "Sua excelência’ é um título que está ligado ao antigo regime e foi banido. Agora devem me chamar 'camarada'.”

"Sua excelência camarada", disse ela em meio aos risos que vieram da plateia. "Embora eu não ache tão ruim assim para o nosso einikel [iídiche para neto], um "Brit" –circuncisão, quero que saiba que não tínhamos a intenção de fazê-lo ... Simplesmente aconteceu."

Houve um segundo de silêncio total e, em seguida, como uma explosão, a multidão soltou uma gargalhada interminável, repetindo as palavras "Assim aconteceu!" HaHa Haaaa! Apenas aconteceu! Huhuhuuuu! ". Até mesmo o juiz teve de virar seu rosto para o lado até recuperar a seriedade, bater o martelo e pedir silêncio.

A velha senhora estava obviamente mentindo e, quando as coisas voltaram ao normal, ele se inclinou para a frente, estreitou os olhos e perguntou-lhe sarcasticamente. "Aconteceu?! E como, vovozinha, pode uma coisa como uma circuncisão apenas acontecer?"

"Eu digo a você, vossa Excêlencia camarada". Ela continuou como se falasse com alguém na rua. "Fomos para a casa de nossa filha para levar o bebê para uma caminhada pela sua saúde. Minha filha não o leva para pegar ar fresco suficiente. Enfim, ela não estava em casa, mas temos uma chave. Então levamos ele, nosso pequeno netinho. De repente, do nada, um homem, que nunca tínhamos visto antes, caminhou em nossa direção. Ele perguntou se queríamos que o nosso einikel fosse um judeu. Respondemos, ‘que pergunta?’ Então ele pegou uma faca, pronunciou uma broche (bênção) e foi assim! Circuncidado!" O tribunal ficou à beira de um colapso! O riso foi como um trovão e só foi aumentando. O juiz bateu na mesa, gritou por silêncio, levantou-se e bateu com os pés, mas nada ajudou. As pessoas estavam em lágrimas, segurando seus estômagos e alguns realmente caíram das cadeiras! Totalmente fora de controle.

"Mas você deve saber, sua Excelência Camarada," A velha continuou como se não tivesse havido nenhuma perturbação. "Estamos muito felizes".

"Feliz?! Quem está feliz?" Exclamou o juiz, exasperado.

"Ahh, todos nós estamos felizes que o nosso querido Einikel é cem por cento judeu, como você Meritíssimo! Você não está orgulhoso e feliz por ser circuncidado?"

Só faltava essa! A multidão foi à loucura! Assobiando e vaiando! Mesmo os valentões da Yevsektsia não conseguiram controlar as ondas de alegria pura. O juiz nem sequer tentou, sem escolha aguardou até que o barulho diminuisse, pediu aos avós para se sentar, chamou o marido novamente e tentou acabar com o fiasco.

"Diga-me, meu camarada. Eu vejo a partir do seu histórico que você é um herói, bem fiel ao comunismo e com uma posição muito respeitável. Existe algum outro motivo, para se divorciar de sua esposa?"

"Não, camarada Juiz, absolutamente nenhum, ela até então se mostrou uma ótima esposa. Exceto por isto!"

"Bem." O juiz continuou, "se eu lhe disser que ela não é culpada e não tem nenhuma parte neste ato terrível você consideraria voltar para ela e desistir das acusações?"

"Sim, claro camarada juiz, se essa for a decisão do tribunal".

"Que assim seja. A decisão desse tribunal é que sua esposa é inocente de todas as acusações. É totalmente culpa dos avós supersticiosos. Eles serão multados em 50 rublos e você pode retornar à sua esposa. Caso encerrado!”

Ninguém naquela sala, incluindo o juiz (com exceção de alguns amigos religiosos da família) tinha ideia de que tudo não passava de uma encenação! O casal queria que seu bebê fizesse a circuncisão, e foi a única maneira que encontraram de realizar a mitsvá.

O nome do 'Misterioso Mohel' que circuncidou o menino foi o rabino Chonya Shagalov; um dos milhares de Chassidim Chabad que arriscaram suas vidas diariamente apenas para fazer um favor para alguém e cujos descendentes são Chabad chassidim em todo o mundo – que continuam empreendendo esforços para ajudar judeus, onde quer que eles se encontram.


Agora entendemos por que Yaacov estava "esperando". Ele sabia que seus outros filhos não iriam entender, faltava-lhes a visão e a fé que tanto ele como Yossef possuiam. Yaacov sabia que nada poderia fazer para acelerar o processo, exceto esperar e rezar.

Cada um de nós podemos fazer a nossa parte para acelerar o processo quando todos os judeus sairão do exílio, e a idolatria e ódio serao erradicados da terra. O mundo então sera transformado em um local onde D’us fará a Sua morada e circuncidará todos os corações.

 

 

 
top