índice
  Cavando ‘Poços’
 
Por Malka Touger
 

“Oh, Mamãe,” resmungou Josh, “estou tão entediado. Ficar de cama com uma perna quebrada não é nada divertido.”

A mãe de Josh concordou. “É verdade, Josh. Mesmo assim, há uma porção de coisas que a pessoa pode fazer, mesmo se tiver de ficar num só lugar.”

“O quê? Se eu pudesse sair, seria mais divertido, poderia fazer mais para você. Poderia fazer compras ou pegar Sari na escola. O que posso fazer de bom se tenho de ficar na cama?”

A mãe de Josh sentou-se perto dele. “Sabe, Josh, há uma lição na porção dessa semana da Torá que poderia ajudá-lo a pensar sobre as coisas que pode fazer. Toledot nos fala sobre a vida de Yitschac. Lemos sobre a fome em Israel, exatamente como nos dias de Avraham.”

“Lembro-me de ter aprendido isso na escola,” disse Josh. “Yitschac queria viajar ao Egito como seu pai fez, mas D’us disse a ele para não deixar Israel.”

“Você já pensou sobre isso? Afinal, tanto Avraham quanto Yaacov viajaram para dentro e para fora de Israel. Porém, D’us disse a Yitschac para ficar.”

Josh pensou por um instante. “Na verdade não sei... Lembro-me de aprender como Avraham e Yaacov fizeram muitas coisas importantes em suas viagens.”

“Veja, há muito de bom que alguém pode fazer ao se envolver com outras pessoas. Apesar disso, ao dizer a Yitschac que permanecesse em Israel, D’us está nos ensinando que há muito a fazer – e deveria ser feito – ficando no mesmo lugar. Em vez de se envolver com muitas coisas externas como Avraham e Yaacov fizeram, Yitschac concentrou-se em trabalhar com a força interior que D’us lhe deu.”

“Talvez seja por isso que a Torá nos conta sobre todos os poços que ele cavou,” sugeriu Josh. “É como cavar dentro de si mesmo e tentar trazer aquilo que se tem por dentro.”

“Muito bem pensado,” elogiou a mãe.

“E se você lembrar daquilo que aconteceu depois, verá como trabalhar com o interior influencia as coisas também no lado exterior. Avimelech, rei dos filisteus, tinha discutido com Yitschac e causado problemas. Porém, mais tarde ele procurou Yitschac com o general de seu exército e pediu sua amizade, dizendo: ‘Vimos que você é abençoado por D’us.’

“Podemos ver quanta influência Yitschac teve ao redor de si, mesmo quando ficou concentrando-se interiormente naquilo que tinha por dentro.”

“Você me fez pensar,” disse Josh entusiasmado, “existe realmente muito que posso fazer estando aqui.”

“Que bom! Estou feliz por você começar a trabalhar com aquilo que tem por dentro. E vou arrumar este quarto para você, porque o fato de você pesquisar seu interior vai influenciar o lado externo, e não quero que ninguém entre aqui agora.”

“Nem mesmo Avimelech, rei dos filisteus!” brincou Josh.

     
top