índice
  Cavando Poços Em Nossas Almas
 
Por Rabino Itzchak Guinsburgh
 

O Serviço Divino de Yitschak
O serviço Divino essencial de nosso Patriarca Yitschak foi o de cavar poços, elevando as águas e as fontes subterrâneas para revelá-las na terra. Rivka, mulher de Yitschak, apoiou seu marido neste trabalho. O trabalho de qualquer alma é o serviço espiritual tanto do homem quanto de sua esposa, que são duas metades de uma alma. O serviço Divino de Yitschak de revelar as águas abaixo e trazê-las para cima é considerado uma forma feminina do serviço Divino, chamado “elevando as águas femininas”.

Luz Direta e Luz Que Retorna

O serviço de Yitschak complementou o serviço Divino de seu pai Avraham. O serviço e o aperfeiçoamento de Avraham foi o de trazer luz direta de D’us acima para o mundo abaixo. Sua principal ocupação era a de trazer convidados para sua casa onde ele os ensinaria a amar D-us. Avraham projetava luz para seus convidados, que eram como estudantes sentados aos pés de seu mestre. O mestre projeta luz direta, de cima para baixo, para seus estudantes. Este serviço, cuja direção é de cima para baixo, é denominado “luz direta”.

O serviço Divino e o aperfeiçoamento de Yitschak complementaram os de Avraham trabalhando na direção oposta – de baixo para cima. Ao cavar poços, ele revelaria a luz oculta, simbolizada pelas águas vivas, que haviam sido previamente encarceradas nos mundos físicos inferiores. Ele iria quebrar as cascas físicas, revelando a luz oculta de baixo para cima. Este é o serviço denominado “a luz que retorna”.

O trabalho da “luz que retorna” é o trabalho do tzadik oculto, que inspira as pessoas a despertarem para o amor e temor a D’us sem o conhecimento delas. Ao cavar os poços, Yitschak projetava sua energia positiva nos corações das pessoas, fazendo-as experimentar um inexplicável despertar para conhecer e amar D’us.

Os Três Poços
Os primeiros poços cavados por Yitschak são os poços que tinham sido abertos por Avraham e fechados pelos Filisteus. Os Filisteus tiveram sucesso em fechar os poços de Avraham porque abri-los não era o serviço essencial de Avraham. Uma vez que Yitschak realizou seu próprio serviço Divino reabrindo os poços de seu pai, os Filisteus foram impotentes para selá-los novamente.

Yitschak, então, abriu seus próprios três poços. Os primeiros dois poços que ele cavou criaram controvérsia e discussão quanto a quem seria o dono dos poços. Por isso, Yitschak deu o nome de Esek ao primeiro poço, que significa “problema”. Ele nomeou o segundo poço de Sitna, que significa “ódio”. Finalmente, Yitschak viajou para uma diferente área onde seu ato de cavar um poço não provocou qualquer controvérsia. Neste novo lugar, estava claro, em todos os níveis da consciência do mundo, que os poços cavados por Yitschak pertenciam a ele. Yitschak nomeou o terceiro poço, cavado neste novo lugar, Rechovot, que significa “infinita extensão” – em antecipação à vastidão que o permitiria carregar novos frutos na realidade.

Três Níveis da Alma
A Cabalá explica que os três poços cavados por Yitschak correspondem aos três níveis ascendentes da alma. O serviço essencial de Yitschak ao cavar esses três poços representa o perfeito processo de amadurecimento de toda alma debaixo para cima.

Esek: O Nível Behaviorístico da Alma
Os atributos da alma em seu mais baixo e inato nível são confiança, sinceridade e honestidade. Esses atributos inatos não são conseguidos por meditação, mas já nascemos com eles. Eles se manifestam quando a pessoa pratica uma ação. Uma pessoa que não tenha mais luz mental ou espiritual em sua consciência acima e além da inata característica que aflora ao agir é representada pelo primeiro poço, Esek. Este “problema” é behaviorístico, descrevendo a dinâmica da controvérsia ativa que cerca o poço. A conotação negativa no nome Esek deriva do fato de que este nível da alma é vulnerável à má inclinação e deve-se combatê-la.

Sitná: O Nível Emocional da Alma

Quando uma pessoa procura ainda mais fundo em sua alma, ela manifesta um nível emotivo e mais profundo. Os atributos da alma neste segundo, emotivo nível, são amor, temor e compaixão. Este é o nível onde a emoção real entra na alma. A emoção que o segundo poço de Yitschak despertou foi o ódio profundo, sitná. Este nome também tem conotações negativas, simbolizando as forças emotivas negativas da má inclinação à qual este nível da alma é vulnerável e com a qual ela deve travar uma batalha.

Rechovot: O Nível Intelectual da Alma

Quando uma pessoa procura ainda mais fundo em sua alma, ela percebe que os domínios da má inclinação são todos os sete atributos do coração de baixo para cima.

Ela deve, então, remover a si própria daquele espaço vulnerável e atingir a terceira e mais alta dimensão da alma. Este é o nível intelectual da alma – percepção pura – os olhos e ouvidos ocultos da alma, cujos atributos são sabedoria, compreensão e conhecimento. Quando uma pessoa atinge esta maturidade plena da alma, ela terá transcendido o domínio que é vulnerável à oposição.

Quando o primeiro Lubavitcher Rebe foi solto da prisão czarista, ele em agradecimento recitou o versículo dos Salmos (55:19): Minha alma foi redimida da batalha em paz.

Quando uma pessoa atinge o nível intelectual da paz oculta em sua alma, ela terá transcendido a realidade da batalha.

Yitschak teve de mudar de lugar para que pudesse conseguir esta percepção verdadeira, profunda e mental da alma. Cavar um poço é penetrar a terra e enxergar através das barreiras opacas. Quando cavamos aos níveis mais profundos e intelectuais de nossas almas, poderemos finalmente penetrar todas as barreiras do mundo e atingir Rechovot, a extensão e o poder Divinos e infinitos, para que possamos gerar frutos em tudo o que fazemos.

     
top