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Serviço Divino de Yitschak
O serviço Divino essencial de nosso Patriarca Yitschak foi o de
cavar poços, elevando as águas e as fontes subterrâneas
para revelá-las na terra. Rivka, mulher de Yitschak, apoiou seu
marido neste trabalho. O trabalho de qualquer alma é o serviço
espiritual tanto do homem quanto de sua esposa, que são duas metades
de uma alma. O serviço Divino de Yitschak de revelar as águas
abaixo e trazê-las para cima é considerado uma forma feminina
do serviço Divino, chamado “elevando as águas femininas”.
Luz Direta e Luz Que Retorna
O serviço de Yitschak complementou o serviço Divino de seu
pai Avraham. O serviço e o aperfeiçoamento de Avraham foi
o de trazer luz direta de D’us acima para o mundo abaixo. Sua principal
ocupação era a de trazer convidados para sua casa onde ele
os ensinaria a amar D-us. Avraham projetava luz para seus convidados,
que eram como estudantes sentados aos pés de seu mestre. O mestre
projeta luz direta, de cima para baixo, para seus estudantes. Este serviço,
cuja direção é de cima para baixo, é denominado
“luz direta”.
O serviço Divino e o aperfeiçoamento de Yitschak complementaram
os de Avraham trabalhando na direção oposta – de baixo
para cima. Ao cavar poços, ele revelaria a luz oculta, simbolizada
pelas águas vivas, que haviam sido previamente encarceradas nos
mundos físicos inferiores. Ele iria quebrar as cascas físicas,
revelando a luz oculta de baixo para cima. Este é o serviço
denominado “a luz que retorna”.
O trabalho da “luz que retorna” é o trabalho do tzadik
oculto, que inspira as pessoas a despertarem para o amor e temor a D’us
sem o conhecimento delas. Ao cavar os poços, Yitschak projetava
sua energia positiva nos corações das pessoas, fazendo-as
experimentar um inexplicável despertar para conhecer e amar D’us.
Os Três Poços
Os primeiros poços cavados por Yitschak são os poços
que tinham sido abertos por Avraham e fechados pelos Filisteus. Os Filisteus
tiveram sucesso em fechar os poços de Avraham porque abri-los não
era o serviço essencial de Avraham. Uma vez que Yitschak realizou
seu próprio serviço Divino reabrindo os poços de
seu pai, os Filisteus foram impotentes para selá-los novamente.
Yitschak, então, abriu seus próprios três poços.
Os primeiros dois poços que ele cavou criaram controvérsia
e discussão quanto a quem seria o dono dos poços. Por isso,
Yitschak deu o nome de Esek ao primeiro poço, que significa “problema”.
Ele nomeou o segundo poço de Sitna, que significa “ódio”.
Finalmente, Yitschak viajou para uma diferente área onde seu ato
de cavar um poço não provocou qualquer controvérsia.
Neste novo lugar, estava claro, em todos os níveis da consciência
do mundo, que os poços cavados por Yitschak pertenciam a ele. Yitschak
nomeou o terceiro poço, cavado neste novo lugar, Rechovot, que
significa “infinita extensão” – em antecipação
à vastidão que o permitiria carregar novos frutos na realidade.
Três Níveis da Alma
A Cabalá explica que os três poços cavados por Yitschak
correspondem aos três níveis ascendentes da alma. O serviço
essencial de Yitschak ao cavar esses três poços representa
o perfeito processo de amadurecimento de toda alma debaixo para cima.
Esek: O Nível Behaviorístico da Alma
Os atributos da alma em seu mais baixo e inato nível são
confiança, sinceridade e honestidade. Esses atributos inatos não
são conseguidos por meditação, mas já nascemos
com eles. Eles se manifestam quando a pessoa pratica uma ação.
Uma pessoa que não tenha mais luz mental ou espiritual em sua consciência
acima e além da inata característica que aflora ao agir
é representada pelo primeiro poço, Esek. Este “problema”
é behaviorístico, descrevendo a dinâmica da controvérsia
ativa que cerca o poço. A conotação negativa no nome
Esek deriva do fato de que este nível da alma é vulnerável
à má inclinação e deve-se combatê-la.
Sitná: O Nível Emocional da Alma
Quando uma pessoa procura ainda mais fundo em sua alma, ela manifesta
um nível emotivo e mais profundo. Os atributos da alma neste segundo,
emotivo nível, são amor, temor e compaixão. Este
é o nível onde a emoção real entra na alma.
A emoção que o segundo poço de Yitschak despertou
foi o ódio profundo, sitná. Este nome também tem
conotações negativas, simbolizando as forças emotivas
negativas da má inclinação à qual este nível
da alma é vulnerável e com a qual ela deve travar uma batalha.
Rechovot: O Nível Intelectual da Alma
Quando uma pessoa procura ainda mais fundo em sua alma, ela percebe que
os domínios da má inclinação são todos
os sete atributos do coração de baixo para cima.
Ela deve, então, remover a si própria daquele espaço
vulnerável e atingir a terceira e mais alta dimensão da
alma. Este é o nível intelectual da alma – percepção
pura – os olhos e ouvidos ocultos da alma, cujos atributos são
sabedoria, compreensão e conhecimento. Quando uma pessoa atinge
esta maturidade plena da alma, ela terá transcendido o domínio
que é vulnerável à oposição.
Quando o primeiro Lubavitcher Rebe foi solto da prisão czarista,
ele em agradecimento recitou o versículo dos Salmos (55:19): Minha
alma foi redimida da batalha em paz.
Quando uma pessoa atinge o nível intelectual da paz oculta em sua
alma, ela terá transcendido a realidade da batalha.
Yitschak teve de mudar de lugar para que pudesse conseguir esta percepção
verdadeira, profunda e mental da alma. Cavar um poço é penetrar
a terra e enxergar através das barreiras opacas. Quando cavamos
aos níveis mais profundos e intelectuais de nossas almas, poderemos
finalmente penetrar todas as barreiras do mundo e atingir Rechovot, a
extensão e o poder Divinos e infinitos, para que possamos gerar
frutos em tudo o que fazemos.
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