índice
  Casamento Misto
   
 

Pergunta:
Qual o motivo pelo qual eu não deveria casar com um não-judeu? Qual o problema? O amor não é mais forte que tudo? Onde aparece esta proibição na Torá?

Resposta:
Nós, seres humanos, entendemos que toda criatura que D'us criou no mundo deseja sobreviver. Não apenas cada indivíduo quer continuar vivendo, como as mães desejam ver seus filhos sobreviver, e estas crianças querem ver seus próprios filhos sobreviver e assim por diante. Em outras palavras, cada um deseja lutar pela vida e por tudo que a mantenha viva.

Nós, o povo judeu, também desejamos sobreviver. Somos uma ínfima porção dos seis bilhões que você mencionou. Em certas ocasiões, já chegamos a perfazer 10% do total do mundo. Em outras vezes, muito menos. Neste exato momento, somos menos da quarta parte de 1%. Portanto, o que há de tão terrível em desejarmos sobreviver?

Obviamente, não sobreviveremos se casarmos com outras pessoas e se criarmos nossos filhos com conceitos e valores alheios ao judaísmo. Nosso único caminho para a sobrevivência é que judeus se casem com judeus, e criem os filhos para tornarem-se bons judeus.

Justamente pelo dever de respeitarmos todos os seres humanos é que deveríamos refletir muito bem antes de magoar ou ferir alguém. Mesmo se um judeu abrir mão de todo seu legado e dizer que nada disso importa para ele, ainda assim continuará sendo judeu em sua essência. A fonte de sua alma não pode ser alterada. Mesmo que ele tenha a sensação de que conseguiu eliminá-la, apagá-la, ela está lá, intacta. Quietinha, mas dentro.

Mas haverá momentos em que ele sentirá uma inquietação inexplicável, uma espécie de frustração, em que dúvidas ou questões sobre o significado de sua vida gritarão mais alto dentro dele em busca de respostas: isto é a Neshamá, a alma judaica que se manifesta e pede liberdade. E isto só é possível ao dar a chance dela viver cumprindo seu objetivo: o cumprimento de Torá e Mitsvot, sua essência, querendo conectar-se à fonte da qual foi criada.

Então, todo judeu que quer cortar seus laços vai ter que suportar o grito de sua alma. Ela poderá ser abafada, mas jamais eliminada.

Por isto é importante saber que na hora do amor falar mais alto em busca de sua verdadeira alma gêmea, aquela que irá completar e ajudar a cumprir o motivo pelo qual você vive, tenha as mesmas metas e compatibilidades e onde você poderá se sentir realmente completo: em um. Há várias referências sobre esta proibição na Torá, entre elas Devarim 7:3,4 (Parshat Vaetchanan):

"E não te aparentarás com elas: tua filha não darás a seu filho, e sua filha não tomarás para teu filho. Porque desviará teu filho de me seguir, e servirão a outros deuses, e crescerá a ira do Eterno sobre vós, e te destruirá depressa."

 
 
       
top