índice
  Amor pelas Crianças  
 
 

Os espiões que voltaram da investigação a Êrets Canaan, falaram mal da terra e, entre outras coisas, argumentaram: "...nossas crianças serão por presa...". Ao que D'us respondeu: "E vossas crianças, que dissestes seriam por presa, Eu as levarei, e conhecerão a terra."

Os espiões, no desejo de enfatizar o grande perigo da terra de Canaan (Israel), referiram-se às crianças pequenas. Ora, como todos amam as criancinhas, apiedaram-se delas ao ouvir sobre o povo forte que habitava o país.

Em Sua resposta ao argumento dos espiões, D'us referiu-se justamente às crianças: "E vossas crianças, que dissestes seriam por presa, Eu as levarei, e conhecerão Israel." D'us assegura que as criancinhas ainda terão o mérito de adentrar Israel e lá trabalhar. Dizem nossos Sábios que deve-se dar muita comida a um bebê, porque ele esmigalha muito, mais até do que come.

Qual é o alimento espiritual da alma? A Torá.

A Torá é o pão da alma judaica que é dado a cada judeu, seja ele adulto ou criança; ao grande, em saber, e ao pequeno em conhecimento da Torá. O grande em Torá estuda-a constantemente, e seu estudo leva à prática, e cumpre as mitsvot com esmero.

Porém, o pequeno em conhecimentos de Torá – a criança – esmigalha mais do que come. Quando estuda, não se aplica nem se concentra inteiramente e, portanto, esquece grande parte do que estudou e não grava tudo. É assim o estudo dos que possuem pouco conhecimento de Torá – que são comparados a infantes.

O que argumentaram os espiões? "...nossas crianças serão por presa..." Os espiões supunham que ao chegar a Israel teriam de trabalhar duro para seu sustento, arando e semeando, dedicando muito tempo ao trabalho agrícola. Sobraria pouco tempo para o estudo da Torá, pensaram, e seu estudo seria como o das crianças. Os espiões temiam que, se ao chegarem a Israel ocupassem a maior parte do tempo com trabalhos simples, seriam como crianças, e ao dizerem: "nossas crianças serão por presa" referiam-se a si mesmos.

A isso D'us respondeu: "Eu as levarei e conhecerão a terra." D'us tem grande amor pelas crianças, os que ainda não estudaram muita Torá, os que se encontram no início da estrada do estudo. Quando fixam períodos para o estudo da Torá e cumprem as mitsvot com esmero – seu Serviço Lhe é mais precioso que o da geração do deserto.

Os que adentraram Israel precisaram enfrentar dificuldades e empecilhos, mas mesmo assim continuaram seu Serviço Divino, justamente em Israel, pois é essa a vontade de D'us que prometeu que justamente as crianças adentrariam a terra e a conheceriam.

Pela Yeshivá Tomchei Tmimim Lubavitch
Baseado em Likutê Sichot, Vol. XIII, págs. 195-197

 

 

 
top