Adeus Integridade | ||||
Por Yosef Y. Jacobson | ||||
Vendendo sua Integridade, Seu Amor e sua Alma - A Hipoteca Campos e Lares Depois que o povo judeu entrou na Terra de Israel em 1273 AEC (o ano 2488 desde a Criação no calendário judaico), Yehoshua, o líder judeu, designou um pedaço de terra para toda tribo e família, como está registrado no Livro de Yehoshua. Se um judeu passava por dificuldades e era obrigado a vender sua terra ancestral, a Torá – a constituição do Judaísmo – lhe dava o direito de redimi-la dois anos após a data da compra. O vendedor devolvia o dinheiro ao comprador e recebia o campo em retorno. Se ele não o redimisse, o campo retornava automaticamente para ele com a chegada do Ano Jubileu. O que era o Ano Jubileu? Depois que o povo judeu completou a colonização da terra de Israel 14 anos depois de ali entrar, eles começaram a contar os anos em ciclos de cinquenta. Cada 50º ano era observado como um Ano Jubileu durante o qual pedaços de terra ancestrais que tivessem sido vendidos durante os 49 anos anteriores, revertiam ao dono original. Quase nenhuma venda ou presente em Israel era legal por mais de 49 anos. Esta era a lei sobre a venda de um campo. O que acontecia se um judeu pobre fosse forçado a vender uma casa ancestral localizada dentro de uma cidade murada em Israel? Aqui a lei mudava dramaticamente. Esta casa, declara a Torá, poderia ser redimida somente até o primeiro aniversário da venda. Depois disso, permanecia como propriedade do comprador perpetuamente, e não voltava ao vendedor com a chegada do Ano Jubileu (a menos que o comprador quisesse vender a casa de volta para o vendedor original). E se um judeu vendesse uma casa ancestral localizada numa cidade não murada? Aqui a lei constitui o "melhor de dois mundos" dos dois casos anteriores. A casa podia ser redimida imediatamente após a venda, assim como uma casa numa cidade murada. E mesmo se não fosse redimida durante o primeiro ano da venda, ainda podia ser recuperada mais tarde, até a chegada do Ano Jubileu, quando retornava ao proprietário original, assim como a lei sobre o campo. Renda vs. Dignidade Um dos maiores comentaristas bíblicos, o sábio espanhol do 13º século, Rabi Moses ben Nachman, conhecido como Nachmânides, explica o raciocínio de uma maneira comovente: Vender seu lar pessoal devido ao empobrecimento afeta não a sua renda (uma casa não produz lucros regulares), mas sua dignidade. Vender seu campo significa ter decido à pobreza, por outro lado, pode afetar sua renda (um campo produz lucros regulares) mas não sua honra pessoal. Para preservar a dignidade de um indivíduo empobrecido que foi forçado a abrir mão de sua casa, a Torá lhe permite recuperá-la imediatamente após a venda, durante todo o primeiro ano, assim que ele conseguir o dinheiro. Depois que termina o ano, porém, ele certamente já se mudou para outra casa; agora o comprador pode segurar sua compra por quanto tempo desejar. Não pode mais ser recuperada. Sobre um campo, porém, que afeta a renda da pessoa e não sua dignidade, a redenção a curto prazo era desnecessária. A única preocupação da Torá era que o campo fosse devolvido ao dono original quando da chegada do Ano Jubileu, a fim de não privar uma pessoa e sua família de sua fonte natural de renda. Casas em cidades abertas, diz Nachmânides, eram frequentemente usadas por fazendeiros e guardiões de campos. Assim, eram tratadas como os próprios campos e precisavam ser devolvidas ao dono no Ano Jubileu. Porém como a venda (assim como a venda de casas completas em cidades muradas) era constrangedora para o vendedor, elas também podiam ser recuperadas imediatamente após a venda, mesmo antes de se passarem dois anos. A Dimensão Psicológica Qual é o significado metafísico por trás dessas leis? Vender sua Carreira, Casa e Alma Casas situadas em cidades não muradas representam o lar interior da pessoa e a vida em família, que não estão expostas para observação de todos. Casas localizadas em cidades muradas, cercadas por um muro adicional de proteção, simbolizam o espaço mais vulnerável e íntimo da vida da pessoa, geralmente guardado por uma fortaleza adicional de privacidade. Isso representa um relacionamento interior da pessoa com o seu ser íntimo, sua alma. Seu D'us, seus momentos de prece, meditação e transcendência. Aqui, a Torá nos dá um projeto daquilo que transpira quando "vendemos" e dispomos de nossas carreiras, lares e de nós mesmos. Adeus Integridade Adeus Amor "O que é Lar?" perguntou Ernestine Schumann-Heink. Sua resposta: "Um teto para se proteger da chuva. Quatro paredes para manter o vento do lado de fora. Pisos para manter o frio longe." Sim, porém lar é mais do que isso, É a risada de um bebê, a canção de uma mãe, a força de um pai. O calor de corações vivos, a luz de olhos felizes, bondade, lealdade, companheirismo. O lar é a primeira escola para os pequeninos, onde eles aprendem o que é certo, o que é bom e o que é bondoso. Onde eles vão em busca de conforto quando estão magoados ou doentes. Onde a alegria é partilhada e a tristeza aliviada. Onde pais e mães são respeitados e amados. Onde os filhos são desejados. Onde a comida mais simples é suficientemente boa para reis porque é conquistada. Onde o dinheiro não é tão importante como o amor. Onde até a chaleira canta de felicidade. Isso é lar. D'us o abençoou. E quando você abrir mão de seu lar, sentirá imediatamente o vazio. Sua vida se tornará mais superficial e artificial. Como a dor será sentida imediatamente, você de fato é capaz de liberar sua casa logo após a "venda". Mais uma vez, mesmo que você não possua a coragem de mudar, o tempo e a jornada da vida geralmente mudarão você. Mas por que esperar? Quem sabe o que pode transpirar até então? Você ainda terá a chance de consertar relacionamentos rompidos? Adeus D'us Quando você permite que as pressões ou divertimentos externos da vida o roubem de seu âmago interior, quando não mais dedicar vinte minutos por dia para abrir seu coração ao Criador, quando não tiver tempo para a essência de tudo, logo perderá contato com a noção de que já teve alguma inocência para perder. Você talvez não saiba mais que havia algo para liberar. É doloroso perder coisas ("campos") na vida. É ainda mais doloroso perder pessoas ("lares") na vida. Porém a pior dor de todas é quando perdemos nossa conexão com a quintessência da vida e da realidade, com D'us. Simplesmente não podemos nos dar ao luxo de perder nossas almas. Nenhum de nós pode se dar ao luxo de sacrificar nossos poucos momentos íntimos de prece e união com D'us por causa de outras responsabilidades ou prazeres. Pois sem este relacionamento, poderíamos um dia olhar no espelho e observar um corpo vivo tendo no interior uma alma vazia. |
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